quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Missas "Rorate": Uma tradição do Advento

Uma tradição católica para o Advento é fazer celebrar, aos sábados desse tempo litúrgico, a Missa da "memória de Nossa Senhora no sábado" que começa com a antífona Rorate Caeli. Uma particularidade dessa Missa é ser toda celebrada no escuro, sem luz do sol nem artificial: apenas a que emana de dezenas de candelabros sobre o altar, espalhados no presbitério e em outros locais da igreja.

Quem sabe recuperamos essa tradição? Pode-se usar tanto a forma ordinária (em latim ou em vernáculo) quanto a extraordinária.

O sentido de tais Missas é profundo. No Advento, nos preparamos para a festa do nascimento de Cristo. Assim como nós esperamos hoje tal manifestação do Senhor, a Virgem Maria também o fez. Ela teve o primeiro Advento, preparando-se para o verdadeiro Natal a dois mil anos. Nada melhor do que, aos sábados, dia consagrado a Nossa Senhora, pedirmos sua especial intercessão para que nos ajude nesse trilhar do Advento para que, assim como ela, esperemos a vinda de Jesus em graça e santidade.

Eis um vídeo da Missa "Rorate" na forma extraordinária:



E aqui algumas fotos:









FONTE: Salvem a Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado suas opniões são muito importantes para nós!