sábado, 14 de março de 2015

O Domingo Lætare

Celebramos o 4º Domingo da Quaresma. Este domingo possui duas particularidades em relação aos demais domingos quaresmais.

A primeira particularidade é que ele recebe um nome especial:  Domingo Lætare.  Isto deve-se ao fato de ser Lætare, que significa alegrais-vos, a primeira palavra do Introito (atual antífona de entrada) desta Missa no Missal de São Pio V.


A segunda peculiaridade dá-se pelo fato de que a Igreja, como o faz no Advento, interrompe também na Quaresma a sua penitência, facultando o uso dos paramentos róseos, cor intermediária entre o roxo penitencial e o branco da alegria. Esta troca ocorre devido ao fato que, antigamente, faziam os catecúmenos, neste dia, um juramento solene e eram recebidos no seio da Igreja, representada pela igreja romana da "Santa Cruz em Jerusalém", onde se conservam as relíquias da Santa cruz.

Mãe dedicada e amorosa, alegra-se a Santa Igreja, ao receber os que serão lavados nas águas batismais (Introito, Epistola: Gálatas 4,22-31). E não menos se alegram os próprios catecúmenos (Gradual, Ofertório e Communio). A maravilhosa multiplicação dos pães (Evangelho: João 6,1-15), que se repete na Santa Missa, nos garantem a todos nós, a glória futura. Louvemos e agradeçamos a bondade de Deus (Ofertório).

Na antiguidade cristã, o dia de hoje também era chamado de "dia das rosas", pois os cristãos se presenteavam mutuamente com as primeiras rosas da primavera.

Com o tempo, os papas passaram a presentear com Rosas de Ouro (símbolo permanente de reverência, estima e afeição paterna) a  monarcas, personalidades ilustres, igrejas notáveis, governos e cidades que tenham demonstrado seu espírito de lealdade para com a Santa Sé. Tais rosas eram abençoadas solenemente no 4º Domingo da Quaresma.

Para saber mais sobre a Bênção da Rosa de Ouro clique AQUI.

OBS.: Os nomes de partes da Missa aqui citados referem-se ao livros litúrgicos usados até a edição de 1962 do Missale Romanum

Bento XVI em paramentos Róseos

Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen-RS

Monsenhor João Clá Dias, fundador e superior geral dos Arautos do Evangelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado suas opniões são muito importantes para nós!